Os itamarajuenses se despedem de \"Dil Guarda\"
15/10/2018

>> Gileno Miranda/Águia News

Os itamarajuenses se despedem de uma grande personalidade da nossa cidade: "Dil Guarda". Confiram abaixo um pouco da sua história, extraída de uma postagem feita anos atrás nesta página. Nossa solidariedade a todos os familiares e amigos.

JOSÉ LAURINDO DE MATOS – Chegou em Itamaraju, na segunda metade da década de 1960, vindo da cidade de Coaraci e por aqui ficou, constituindo família e tornando-se uma das personalidades de nossa cidade, sendo carinhosamente chamado pelos itamarajuenses de "Dil Guarda".

Laurindo levava o seu trabalho de forma tão a séria que tinha status de polícia e sua autoridade era muito respeitada pelos cidadãos. Usava uma farda parecida com a da PM e sempre estava com o seu quepe na cabeça e um revólver calibre .38 na cintura. Contratado pelo município, nos seus primeiros anos no exercício da função trabalhou na "Delegacia, cadeia e Quartel" que funcionava na Rua Carlos Gomes (antigo prédio da Padaria Escola", auxiliando na segurança pública da cidade.

Tempos depois, Dil Guarda foi remanejado de posto de serviço, tornando-se o guardião da Praça da Independência. Era dele a função de manter a ordem e tinha a incumbência de ligar e desligar o aparelho de televisão que ficava no centro da praça, local onde os moradores mais antigos da cidade se concentravam no período noturno para assistir novelas, jornais e jogos. Por vezes, estendia a sua ronda até o CINE ORION a fim de ajudar a organizar as filas nos dias de sessões.

Na gestão de Almir Nobre de Almeida, Dil ganhou a simpatia do então prefeito e o acompanhava em vários eventos, reconhecimento que obteve do gestor quando da inauguração do Complexo Policial de Itamaraju, sendo lotado na 12ª CIRETRAN, onde foi efetivado e trabalhou sempre atendendo a todos com muita atenção e de forma de educada até a sua aposentadoria.

Dil Guarda é uma testemunha ocular da história itamarajuense e já vivenciou várias situações, entre essas muitas engraçadas. Dizem que estando ele trabalhando de guarda na prefeitura, como fazia todos os dias, hasteava a bandeira nacional às 08h00 da manhã, quando tal ato coincidiu com a chegada do Prefeito Almir. Dil, então, largou a bandeira, esta que desceu do mastro até o chão, e correu para abrir a porta do carro a fim de que a digníssima autoridade descesse. Um militar que passava e assistiu a tudo, assim que o prefeito entrou, foi censurar a sua postura em relação ao pavilhão nacional, ouvindo dele, em meio à sua fala compassada: “meu amigo, quem paga meu salário é o homem aí, não é bandeira não” (risos).

Dil Guarda também é um apaixonado por futebol e já esteve à frente de vários times, ajudando a preencher o tempo e a mente de muitos jovens. No bairro Cristo Redentor, é uma liderança e já chegou a ser candidato a vereador algumas vezes, mas embora obtendo votações expressivas nunca chegou à eleição. É pai de dois filhos e agora, na condição de aposentado, leva uma vida dedicada à família.

A imagem abaixo registra dois momentos: Na foto da esquerda, aparece do lado esquerdo, atento e vigilante, na inauguração de um chafariz feita pelo Prefeito Almir. Na da direita, em 2012, por ocasião da Semana Nacional de Trânsito, um dos últimos eventos a participar.

Por Sidney

 

Comente esta matéria!

 
Untitled Document
Elias Gomes morre no Hospital de Base de Porto Seguro29/11/2018 Elias Gomes morre no Hospital de Base de Porto Seguro

Aeroporto de Prado volta a receber voos fretados29/11/2018 Aeroporto de Prado volta a receber voos fretados

Vice-prefeitos da região no ranking dos mega salários22/11/2018 Vice-prefeitos da região no ranking dos mega salários

Táxi tomado em assalto na BR-101 é recuperado21/11/2018 Táxi tomado em assalto na BR-101 é recuperado

Siga-nos!

página inicial | podcast | notícias | classificados | fale conosco

Todos os direitos reservados - Aguia News - copyright 2010
desenvolvido por Marcos Marcelo