Internado com Covid-19, prefeito reeleito de Vitória da Conquista toma posse em cerimônia online

Cerimônia ocorreu na tarde desta sexta-feira (8). Herzem Gusmão permanece internado em hospital em São Paulo, ainda sem previsão de alta médica. Cerimônia [...]

Por Da Redação Águia News em 09/01/2021 às 03:26:15

Cerimônia ocorreu na tarde desta sexta-feira (8). Herzem Gusmão permanece internado em hospital em São Paulo, ainda sem previsão de alta médica. Cerimônia ocorreu na tarde desta sexta-feira (8), na modalidade online

Reprodução/Câmara Municipal de Vitória da Conquista

O prefeito reeleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), foi empossado para o cargo na tarde desta sexta-feira (8), em cerimônia online. Diagnosticado com Covid-19, ele está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o final de dezembro para tratar da doença e de lá participou da cerimônia que aconteceu respectivamente na Câmara Municipal da cidade.

A diplomação foi aprovada pela maioria dos vereadores de Vitória da Conquista. Dezoito votaram a favor e somente um, Chico Estrela (PTC), votou contrário à posse realizada desta maneira, alegando que a posse do prefeito, estando ele internado e fora da cidade, custaria R$ 25 mil por mês aos cofres públicos.

Enquanto Herzem esteve internado, a gestão da cidade estava sob responsabilidade da vice-prefeita, Sheila Lemos (DEM), que foi diplomada no dia 1º de janeiro, junto com outros 21 vereadores, para o pleito até 2024. Com a licença de Herzem, ela está no cargo há sete dias, mas deve permanecer até o retorno do chefe do Executivo.

Herzem tem 72 anos e foi reeleito em segundo turno, com 54,71% dos votos válidos. Vitória da Conquista é a terceira maior cidade da Bahia, com mais de 300 mil habitantes, atrás somente de Salvador e Feira de Santana.

Herzem Gusmão, reeleito em Vitória da Conquista, teve resultado do teste positivo para Covid-19 em dezembro e segue internado

Divulgação

Infecção por Covid-19

No dia 7 de dezembro, Herzem divulgou que havia testado positivo para a Covid-19. Pouco mais de uma semana depois, ele deu entrada no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, com complicações pulmonares causadas pela doença.

Ele foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 28 de dezembro, e posteriormente deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para otimização da assistência ventilatória. Apesar do atendimento na UTI, o quadro de saúde de Herzem é considerado estável.

O filho do prefeito, Danilo Gusmão, utilizou as redes sociais do pai para atualizar sobre o estado de saúde de Herzem na segunda-feira (4), e disse que ele está lúcido, sendo acompanhado pelos médicos e acompanhando toda a movimentação política na cidade. Herzem, no entanto, permanece sem previsão de alta médica.

A esposa do prefeito, Luci Gusmão, também teve diagnóstico positivo para Covid-19 e já se recuperou da doença.

Veja mais notícias do estado em G1 Bahia.

Assista aos vídeos do Bahia Meio Dia

Fonte: G1

Comunicar erro