Mapa mostra o movimento de uma águia durante um período de vinte anos

Por Gileno Miranda/Águia News em 04/10/2021 às 16:28:22

Este mapa mostra o movimento de uma águia durante um período de vinte anos. Foi instalado o rastreador na Rússia e que morreu vinte anos depois, no Vale da Criança, na Arábia Saudita. É muito interessante ver o quão longe esta águia viajou ao longo de seus vinte anos de vida e as grandes distâncias que percorreu em muitos países. Também o que é interessante notar é a maneira como ele evitou atravessar o mar. Você pode ver claramente onde foi feita a rota mais longa apenas para continuar voando sobre a terra. Muitas espécies de pássaros passam a vida inteira voando sobre o mar, mas uma coisa é certa e essa águia certamente evitou cruzar o mar.

Esta águia foi uma das 20 que foram rastreadas e o mapa resultante de suas viagens é surpreendente. Curiosamente, todas parecem evitar voar sobre a água, já que o Mar Cáspio, o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico estão livres de suas trilhas.


Há muitas informações interessantes no mapa, que parece indicar que há uma estrada aérea por onde as águias seguem durante a migração de inverno. Um comentarista apontou que as águias-das-estepes devem carregar bastante água potável e por isso não precisam voar sobre as águas para se hidratarem.

Algumas rotas acabam abruptamente, o que indica que algumas das águias – como a que foi encontrada – morreram e pararam de se mover. Para se ter uma ideia de quanto uma águia pode voar em um dia, um estudo de 2012 do grupo British Birds indica que elas chegam a percorrer até 355 quilômetros e estão em constante movimento.

A natureza é incrível!

Comunicar erro